Sustentação para Adágio - Exercícios

Muitos bailarinos têm muita flexibilidade, um alongamento espetacular, mas não conseguem sustentar as pernas nos movimentos lentos, segurar a altura de passos em sequência de adagio, que são lentos. Um exemplo é o vídeo abaixo:



Estes exercícios foram elaborados especialmente para ajudá-lo com sua musculatura, para que você possa fazer todos estes movimentos com leveza e precisão. Clique em "continue lendo" abaixo para ler a postagem completa com os exercícios, ilustrados e com vídeos.



1. Developpé

Este é o tão temido developpé:



Faça um developpé, de frente para a barra, o mais alto que conseguir para colocar a perna sobre a barra. Levante a perna esticada, tentando retirá-la da barra o máximo que conseguir, mesmo que seja uma altura que considere insignificante. Faça quatro vezes. Na quarta, tente ficar o máximo de tempo possível com a perna levantada, contando quantos segundos consegue ficar nesta posição. É importante contar, para que nos próximos exercícios, você sempre tente superar esta marca, e também a altura da perna.

Repita com a outra perna.


2. Sequência de Fondu-Passé-Developpé segurando a perna

Primeiro, faça um fondu, segurando na barra, numa cadeira ou no encosto do sofá

Basicamente, o fondu é colocar a perna de base em demi-plié (dobrar os joelhos sem retirar o calcanhar do chão), e a perna a ser trabalhada em coupé (o pé en pointe, próximo ao tornozelo, o joelho dobrado, como um passé, mas na altura do tornozelo). Veja o vídeo.



Quando parar em fondu, eleve a perna para o passé (veja figura), mas não estique a perna de base, mantenha-a em plié.


Ainda com a perna de base em demi-plié, segure no calcanhar da perna em passé e vá esticando esta perna, segurando-a até esticá-la completamente, mantendo ainda a perna de base em demi-plié.
Encaixe o tronco e os quadris, e só então, estique a perna de base.

A idéia é ficar nesta posição:


Obviamente, quem não tem este alongamento vai ficar com a perna mais baixa. Tem que ter cuidado para não perder a postura e ficar com o tronco curvado. Encaixe o tronco e os quadris, mantenha a postura e as duas pernas esticadas. Sem forçar, não se chega lá. Em seguida, solte, devagar, a perna elevada e tente manter a altura dela, usando os músculos da coxa.


Vá abaixando a perna devagar, segurando ao máximo para não baixá-la de uma vez. Tente manter a velocidade baixa, até que o pé feche na quinta posição. Faça nas duas pernas, duas vezes cada perna, de forma alternada.

Estes exercícios vão te ajudar a ter força maior nas coxas, segurando melhor os passos no adagio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cores na Bíblia

Adereços para Dançar

Tipos de Dança na Igreja