Teu Passado Te Condena?

Olá, amados irmãos.
Vim neste momento para deixar uma palavra muito importante do Senhor Jesus para nós. Esta palavra veio a mim na noite passada, enquanto eu orava e clamava pelo sangue de Jesus, e por Sua misericórdia para comigo e com minha família.

Satanás, que é o nosso acusador, está constantemente buscando meios para nos derrubar. E nós estamos susceptíveis a cair. A Bíblia diz que nós que estamos de pé devemos cuidar para que não caiamos. Os anjos do Senhor estão acampados ao nosso redor, e Satanás está ao nosso derredor, tentando nos derrubar, tentando nos fazer cair.

Uma das armas que ele usa é a acusação, nosso passado, nossos pecados, coisas que fizemos outrora e que ele tenta usar para nos condenar diante de Deus e dos homens.

E então? Nosso passado nos condena?

Vamos para a Bíblia.

"E aconteceu naqueles dias que, sendo Moisés já homem, saiu a seus irmãos, e atentou para as suas cargas; e viu que um egípcio feria a um hebreu, homem de seus irmãos. E olhou a um e a outro lado e, vendo que não havia ninguém ali, matou ao egípcio, e escondeu-o na areia." (Êxodo 2:11,12)

Este é o passado de Moisés, o grande líder do povo hebreu. Ele era um assassino. Matara um egípcio que feria a um hebreu. E o fez premeditadamente, e não em legítima defesa. Ele olhou para os lados, para ver que ninguém o via, e então o matou, e depois escondeu o corpo.

Mas Deus o justificou e o fez líder diante da nação hebréia, guiando o povo de Deus para longe do Egito e da escravidão.

Raabe era prostituta. Era meretriz em Jericó, e era conhecida por todos como tal. Ela tinha o pecado do adultério, da fornicação, mas, por ter abrigado os espias hebreus, Deus a justificou.

"Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias." (Hebreus 11:31)

Não somente ela fora justificada e fora salva da morte, junto com sua família, como também fez parte da linhagem de Davi, isto é, ela está presente na GENEALOGIA DE JESUS CRISTO.


"E Salmom gerou, de Raabe, a Boaz; e Boaz gerou de Rute a Obede; e Obede gerou a Jessé; E Jessé gerou ao rei Davi; e o rei Davi gerou a Salomão da que foi mulher de Urias; E Salomão gerou a Roboão; e Roboão gerou a Abias; e Abias gerou a Asa; E Asa gerou a Josafá; e Josafá gerou a Jorão; e Jorão gerou a Uzias; E Uzias gerou a Jotão; e Jotão gerou a Acaz; e Acaz gerou a Ezequias; E Ezequias gerou a Manassés; e Manassés gerou a Amom; e Amom gerou a Josias; E Josias gerou a Jeconias e a seus irmãos na deportação para babilônia. E, depois da deportação para a babilônia, Jeconias gerou a Salatiel; e Salatiel gerou a Zorobabel; E Zorobabel gerou a Abiúde; e Abiúde gerou a Eliaquim; e Eliaquim gerou a Azor; E Azor gerou a Sadoque; e Sadoque gerou a Aquim; e Aquim gerou a Eliúde; E Eliúde gerou a Eleázar; e Eleázar gerou a Matã; e Matã gerou a Jacó; E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu JESUS, que se chama o Cristo." (Mateus 1:1-16)

E quanto à mulher samaritana, com quem Jesus foi ter?

"A mulher respondeu, e disse: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido; Porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade." (João 4:17,18)

Ela era uma mulher adúltera. Ela não tinha marido. Teve cinco maridos, e não se sabe que fim a eles foi destinado. Se ela era viúva dos cinco (o que é pouco provável), ou se ela os dispensou. Mas o marido que ela tinha naquele momento não era dela. Neste caso, era de outra mulher.

Mas ela creu em Cristo Jesus, e por meio dela, muitos outros também creram:

"E muitos dos samaritanos daquela cidade creram nele, pela palavra da mulher, que testificou: Disse-me tudo quanto tenho feito." (João 4:39)

Essas pessoas, tanto Moisés, quanto Raabe e a mulher samaritana, tinham um passado sujo, de pecados. Um passado feio, que Satanás poderia usar para acusá-las. Mas Deus não as condenou. Não porque Deus não condene pessoas que pequem, mas porque houve mudança de vida ali. Deus as justificou pela fé, porque creram, se arrependeram e mudaram suas vidas. E se tornaram pivô de grandes planos de Deus, grandes propósitos de Deus na vida delas e de outras pessoas.

Moisés, apesar de ter sido um assassino, foi justificado por Deus, que mudou sua vida, e o usou como grande líder na libertação do povo hebreu e êxodo deles para a terra prometida.
Raabe, apesar de ter sido prostituta, foi justificada por Deus, que mudou sua vida, e a usou para que o Filho do Homem pudesse nascer e salvar a humanidade.
A mulher samaritana, apesar de ter sido uma adúltera, foi justificada por Deus, que mudou sua vida, e a usou para expandir o evangelho de Jesus pela Samaria, trazendo muitos a crer no Senhor.

Nós todos pecamos, e cada um de nós sabe que pecados temos escondidos em nosso passado. Deus sabe também. E o que faremos quanto a isso? Pois Satanás está à espreita para nos acusar diante de Deus e dos homens. O que vamos fazer?


1. Deus nos justifica por meio da confissão de pecados.

"Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça." (1 João 1:9)

2. Deus nos salva por meio da fé em Cristo.

"Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus." (Efésios 2:8)

3. Nada nos condena.

"Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito." (Romanos 8:1)


Satanás pode nos acusar diante de Deus. Ele também pode usar pessoas, próximas a nós, para nos acusar diante dos homens, para passar em nossa face nossos erros do passado. Mas, se nós nos arrependemos desses pecados passados, e o confessamos a Deus, Deus já nos justificou, já nos perdoou, já nos purificou, nos salvou, e agora este passado não pode nos condenar mais.

Estamos purificados. Estamos lavados no sangue do Cordeiro. Glória a Deus!

Esteja firme em tua fé, siga com Cristo, não ande segundo a carne, como no passado, mas segundo o Espírito Santo de Deus. Então, Ele está conosco, e nada, nada poderá nos separar do Seu amor e de Sua proteção.

Para encerrar, gostaria que meditassem nesta canção, que tem tudo a ver com a palavra de hoje.


NENHUMA CONDENAÇÃO HÁ
Armando Filho

De todas as provas que eu já passei
É bem difícil, Senhor,
A gente ter que ouvir acusações
Do vil tentador.
Lembranças do passado vêm
E querem me fazer parar,
Ou mesmo palavras de alguém
Que não quer na gente acreditar.

E quase parando, sem forças e vigor,
A gente lê a palavra
E encontra bastante poder pra vencer
E continuar a jornada,
E vê que o passado ficou pra trás
Pois Cristo na cruz tudo já venceu!
E saber que dele não lembra mais!
Eu canto pra Glória de Deus.

Nenhuma condenação há
Para quem está em ti, Jesus,
Cuja vida coberta está
Pelo sangue que desceu da cruz.
É certo que provas virão,
Investidas do vil tentador,
Mas nenhuma condenação há
Para quem está em ti, querido Senhor.
Aleluia!

SOLI DEO GLORIA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cores na Bíblia

Adereços para Dançar

Tipos de Dança na Igreja