Sapatilha de Ponta - Orientações Importantes

Esse é para aquelas ministras que almejam usar a sapatilha de ponta ou já usam, por conta própria. Não façam isso dessa forma. Eu amo a sapatilha de ponta, mas vim aqui para falar sobre os problemas em se usá-la sem o devido preparo físico, a adequação do pé para utilizá-la.



Você, que tem um chamado para ministrar com danças ao Senhor, sabe que é maravilhoso dançar para Ele, e que queremos dar o melhor de nós para Ele e para este Ministério para o qual Ele nos chamou. Então, vamos ficar atentos a alguns cuidados e não vamos nos precipitar. Trabalhar para o Senhor, principalmente no Ministério de Dança, nos ensina a sermos fortes, perseverantes, e principalmente pacientes.

Achamos lindas as sapatilhas de ponta, mas não adianta comprar e sair usando, ou mesmo treinar sozinha em casa alguns dias já pensando na ministração. Não, não é assim.

Sapatilha de ponta requer cuidados específicos, com musculatura específica, do contrário, lesões graves poderão ocorrer em seu corpo, inclusive riscos de danos permanentes na musculatura e nos ossos dos pés.

É preciso que a Ministra de Dança, que tem o desejo de dançar na ponta, procure uma escola de ballet clássico e manifeste esse desejo, especificando ser uma iniciante. Então, o profissional da área irá te avaliar e lhe preparar para este trabalho com ponta. Alguns até já pedem para que comprem a ponta, mas não para sair dançando, mas para realizar o trabalho com a musculatura e a estrutura do pé. Nada de comprar e dançar por conta própria!

Lembrando que Deus quer que você preserve o seu meio de louvá-lO: o seu corpo. Não o danifique, ele é templo do Espírito Santo. Devemos cuidar bem dele.



"Treinamento - O estudante deve ter tido ao menos dois ou três anos de treinamento sério de ballet, e deve fazer aulas ao menos duas vezes por semana. Esta é a preparação mínima necessária para um estudante desenvolver a técnica e a força suficientes para prepará-lo para o trabalho em pontas."

Aí você diz: "Mas Débora, tudo isso?" Sim, tudo isso. É claro, varia de pessoa para pessoa, dependendo do grau de conhecimento e de desenvolvimento individual. É o professor quem vai lhe colocar na ponta, não eu, ou você mesmo. O Espírito Santo direciona. Se Ele te mandou subir na ponta, procure então um professor para lhe preparar para isso. Paciência, irmã. E perseverança. Se esse é o teu chamado, então você não irá desistir, correto?

"Estrutura do Osso - A estrutura do tornozelo e do pé do estudante é de grande importância. O pé ideal deve ter os dedos de comprimento quase igual, o que fornece uma plataforma "quadrada" onde se apoiar. Os estudantes que têm o dedão do pé longo podem encontrar alguma dificuldade e desconforto na ponta, porque todo o peso do corpo deve ser suportado apenas nesse dedão. Apesar disso, esse tipo de pé não impede necessariamente que o bailarino dance bem e com segurança. A forma do pé mais difícil de se trabalhar é quando o segundo dedo do pé é o mais longo (* o meu caso...). Se a diferença no comprimento for ligeira, determinadas modificações podem ajudar a aliviar a pressão nesse dedo do pé. Se a diferença no comprimento for grande, o professor pode desencorajar o estudante a tentar o trabalho na ponta."

Aí você diz: "Poxa, Débora, mas este é justamente o meu caso!" Então, faça o seguinte. Deus te chamou? Deus quer que você dance para Ele ou que dance na ponta para Ele? Você pode louvá-lO sem ser necessariamente na ponta. Mas você tem muito desejo de dançar na ponta? Converse com Deus. Lembre-se que Ele te chamou, que você tem que ter, como levita, um coração aberto e uma comunicação direta com Deus, comunhão constante com Ele. Converse com Deus, se abra, mostre para Ele os seus desejos. E então, peça a Ele para te ajudar. Se for da vontade dEle, peça que Ele testifique e confirme. Confirmação dada, procure um professor de ballet e comece o trabalho de ponta. Os planos e pensamentos de Deus são muito mais altos que os nossos. Meu segundo dedo do pé é maior que o dedão, mas a professora me pediu as sapatilhas de ponta para o treinamento, como confirmação de Deus para o trabalho dEle. Fé e perseverança são a chave.

"Flexibilidade do Tornozelo e Arco do pé - Um estudante cujos pés tenham flexibilidade insuficiente e cujo arco seja muito pequeno não conseguirá colocar o tornozelo em uma linha direta entre o joelho e os dedos do pé na ponta. O bailarino que não consegue ficar na ponta desta maneira não deve iniciar tal trabalho. Porém, indo ao extremo oposto, um bailarino que tenha um tornozelo extremamente flexível e/ou arco do pé extremamente elevado necessitará de cuidados especiais e da orientação de um professor com um olho muito atento. Este tipo de tornozelo é frequentemente muito fraco e pode requerer seu fortalecimento antes que o trabalho na ponta seja iniciado."



"Físico - O físico individual do estudante deve ser avaliado com cuidado. Ele deve ter os músculos abdominais e trazeiros fortes, o que cria um alinhamento apropriado, e deve mostrar o uso consistente desses músculos dentro e fora das aulas de ballet. O tornozelo e músculos do pé devem poder "prender" o pé inteiro no alinhamento apropriado. Deve se ter uma grande atenção para assegurar que os músculos ao redor do tornozelo estão treinados suficientemente para prendê-lo fortemente na posição correta. Um estudante que esteja acima do peso se arrisca a danificar ou ferir seu pé pela pressão extra colocada em seus dedos. Ele deve ser incentivado a perder lentamente esse peso extra antes que comece o trabalho de pontas."

Aí você diz: "Mas Débora, estou acima do peso! Não posso dançar porque sou gordinha?" Não irmã. Ninguém disse isso. Mas, se você quiser subir na ponta, deverá, sim, perder peso. Eu tive que perder peso para isso, pois era um dos meus objetivos. Você, ao dançar, deve traçar objetivos específicos e conversar com Deus sobre eles. O que Deus quer para o seu Ministério? Então, se você tem dificuldades para alcançar este objetivo, peça a Ele a ajuda necessária, persevere e tenha fé. Lembre-se: Deus não chama os capacitados, mas capacita os chamados. Quanto ao preconceito sobre idade, peso, altura, sexo e todas essas coisas para se dançar, eu falarei mais tarde, em um tópico específico para isso. E lembre-se: Se Deus te chamou para dançar, ainda que não seja na ponta, e você é gordinha, glorifique ao Senhor com seu corpo! Não tenha vergonha de seu corpo: Deus te ama como você é.



"Observações - É importante que estudantes compreendam que as orientações listadas acima são exigências de idade e de técnica que nem sempre são seguidas por todos os professores, afinal, há diferentes critérios para se iniciar o trabalho em pontas. Apesar disso, considerar esses aspectos é sempre importante."

"As sapatilhas de ponta, para a bailarina, precisam ser a continuação do próprio pé, e não um anexo à parte. Para que o trabalho possa se desenvolver produtivamente, a sapatilha deve ser adaptada como uma luva, de tal forma que contribua com a mobilidade do pé, sem causar dor excessiva e tensão, para que o movimento não se veja amarrado, artificial e mecânico."



Então, minha irmã, você que pretende subir na ponta, vá com calma. Observe todas essas precauções, veja se é de Deus ou se é um desejo particular, mostre a Deus o seu desejo, e, confirmado, corra atrás. Será uma busca constante, e não um estalar de dedos. Perseverança é primordial para quem deseja dançar para o Senhor Jesus.

E que Deus te abençoe muito!!!



Partes entre aspas: Fonte.



Comentários

  1. muito obrigado pela dica olha minha professora disse que terça feira dia 6 nos iremos saber quem ia para ponta e quem não ia

    ResponderExcluir
  2. Que ótimo! Espero que dê tudo certo então!!! Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  3. E como que eu posso saber se Deus me chamou para Dançar na ponta ? Poxa ru quero muito isso e já conversei e orei muito com Deus sobre isso e já pedi ajuda muitas vezes e não estou vendo resultado não estou vendo a minha evolução na ponta e isso me frustra muito !!! :( por favor responda o meu comentário e me ajude !

    ResponderExcluir
  4. E como que eu posso saber se Deus me chamou para Dançar na ponta ? Poxa ru quero muito isso e já conversei e orei muito com Deus sobre isso e já pedi ajuda muitas vezes e não estou vendo resultado não estou vendo a minha evolução na ponta e isso me frustra muito !!! :( por favor responda o meu comentário e me ajude !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Cores na Bíblia

Adereços para Dançar

Tipos de Dança na Igreja