Equilíbrio - exercícios

Todas as pessoas que dançam sabem que equilíbrio é fundamental para quem realiza este tipo de atividade. Treinar o equilíbrio é uma das atividades incansáveis dos bailarinos seculares, e também deve ser do Ministro de Dança.

Para se dançar, é preciso se equilibrar nas diversas poses e nos diversos passos, para executá-los com precisão, sem ter aqueles famosos "deslises" de quase queda, e desequilíbrios.

Trago hoje alguns exercícios para auxiliar o Ministro de Dança no equilíbrio.

Primeiramente, é preciso conhecer o seu corpo. E então, parta para os exercícios. Lembrando que é extremamente importante alongar-se antes de qualquer exercício.

----


1. Com o auxílio da barra, ou barra provisória (você pode usar o encosto de uma cadeira ou do sofá, ou um móvel alto que você possa se equilibrar), faça movimentos de elevé (ficar na meia ponta) e desça, cinco vezes em cada posição (1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª). Este exercício ajudará no fortalecimento dos músculos e tendões nas regiões do tornozelo e dedos do pé. (Veja a figura abaixo, onde identifica as cinco posições básicas do ballet).



2. Ainda com o auxílio da barra, fique na primeira posição. Com um dos pés, tendu a la second (veja a figura). Alterne o pé em flex (fletir o pé) e pointe (pé esticado como na figura), quatro vezes, retornando à primeira posição. Troque de pé. Este exercício auxilia no fortalecimento e alongamento de tendões e musculatura do pé.



3. Com o pé fletido (flex), na posição do ponto anterior, vá soltando a barra devagar, ficando em posé (pose, parada), tentando equilibrar-se em uma única perna. Faça para ambos os lados.

4. Fique em meia ponta, com os dois pés, em primeira posição, e vá soltando lentamente a barra, erguendo os braços para o alto em quinta posição. Não se esqueça de manter a coluna reta, bumbum contraído, joelhos esticados, barriga para dentro e peito para fora. Deixe a cabeça equilibrada entre os dois ombros, sem baixá-la nem erguê-la. (A imagem mostra uma menina en pointe, mas fique na meia-ponta. É a mesma posição).



5. Tendu derriére, tire o pé de trás um pouco do chão, braços em segunda posição (vide a figura abaixo), e fique nesta posição alguns segundos, equilibrando-se. Faça para os dois lados.



6. Retiré passé (vide figura), o pé da base vai ficando na meia ponta (elevé). Aos poucos, tire as mãos da barra, erguendo-as devagar para a quinta posição. Tente ficar o máximo que conseguir nesta posição, equilibrando-se. Faça para os dois lados.



7. Segurando na barra, fique na posição de arabesque, com o pé de base todo no chão (vide figura). Tente esticar ao máximo, mas sem forçar muito, pois a inteção com este exercício é adquirir o equilíbrio, não alongar. Vá soltando devagar a barra, e tente ficar o máximo de tempo equilibrado nesta posição. Faça para os dois lados.



8. Segurando na barra, fique na posição de arabesque (vide figura). Aos poucos, vá ficando em elevé com o pé da base, e depois, solte devagar a barra, ficando ao máximo nesta posição. Faça para os dois lados.



9. Por último, segurando a barra, faça attitude devant e derriére, como mostra a figura, e com o pé de base na meia ponta, devagar vá soltando a barra, e fique na posição o máximo de tempo possível. Faça para os dois lados.

attitude devant


attitude derriére


Para finalizar, estou postando também um vídeo, com uma cena de a Bela Adormecida, com a bailarina Alina Cojocaru. Neste vídeo você pode observar que a bailarina faz uma série de posés na ponta, isto é, fica um tempo em uma pose, parada e equilibrada, na ponta. Para isso, foi preciso que ela tivesse todo um treinamento de equilíbrio na meia-ponta.

Lembrem-se: o equilíbrio na meia-ponta é fundamental para quem tem interesse em subir nas pontas. O trabalho de pontas exige extremo equilíbrio.



Esse é só um exercício básico, para auxiliar quem deseja dançar para o Senhor. Também existem outros, com piruetas, mas, para esses, é necessário fazer exercícios de preparação para pirueta, que eu postarei em outra oportunidade, bem como o "bater cabeça" ou "movimento de cabeça", para evitar que o ministro fique tonto.

E, amados irmãos, perseverem. Não conseguiu, ficou desequilibrado, tenta de novo. Vai, segura, e fica na meia-ponta. Caiu? Tenta de novo e de novo. Perseverar. Ore a Deus e peça ajuda e não esmoreça. Você vai conseguir!

Deus os abençoe!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cores na Bíblia

Adereços para Dançar

Tipos de Dança na Igreja