Cores na Bíblia

Às vezes temos questionamentos de que cores utilizar para nossas vestes de dança. Temos um pouco de receio de utilizar o preto, ou o vermelho, ou até mesmo nem nos importamos tanto com as cores, buscamos aquelas que achamos que ficarão bonitas, etc.

A Bíblia nos trás algumas referências dos significados das cores como símbolos, os quais podemos utilizar na criação das vestes.

Este estudo sobre cores foi publicado pelo site do Studio do Corpo. Para acessá-lo, clique aqui.

***

AZUL
Azul é naturalmente a cor do céu. Pode representar água. Na Palavra de Deus também é cor celestial. Sempre se refere à figura de Deus celestial, revelação divina e espiritualidade.

 
Textos bíblicos:
"E viram o Deus de Israel, sob cujos pés havia uma como pavimentação de pedra de safira, que se parecia com o céu na sua claridade." (Êxodo 24:10)
"Fala aos filhos de Israel e dize-lhes que nos cantos das suas vestes façam borlas pelas suas gerações; e as borlas em cada canto, presas por um cordão azul." (Números 15:38)
"Por cima do firmamento que estava sobre a sua cabeça, havia algo semelhante a um trono, como uma safira; sobre esta espécie de trono, estava sentada uma figura semelhante a um homem." (Ezequiel 1:26)




Fotos: Cinthya (Batzion)


BRANCO
Pureza, santidade, vitória, vestes de salvação, Juízo.

Foto: Denize Arruda (Batzion) e Juju - Ig. Ev. Batista em Casa Amarela IEBCA


Textos bíblicos:
"Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me e ficarei mais alvo que a neve." (Salmo 51:7)
"Continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e o Ancião de Dias se assentou; sua veste era branca como a neve, e os cabelos da cabeça, como a pura lã; o seu trono eram chamas de fogo, e suas rodas eram fogo ardente." (Daniel 7:9)
"E foi transfigurado diante deles; o seu rosto resplandecia como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz." (Mateus 17:2)
"A sua cabeça e cabelos eram brancos como a alva lã, como neve; os olhos como chama de fogo;" (Apocalipse 1:14)
"Tens, contudo, em Sardes, umas poucas pessoas que não contaminaram as suas vestiduras e andarão de branco junto comigo, pois são dignas. O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos." (Apocalipse 3:4 e 5)
"Respondi-lhe: meu Senhor, tu o sabes. Ele, então, me disse: São estes os que vêm da grande tribulação, lavaram suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro." (Apocalipse 7:14)
"Vi um grande trono branco e aquele que nele se assenta, de cuja presença fugiram a terra e o céu, e não se achou lugar para eles." (Apocalipse 20:11)


Foto: Denize Arruda (Batzion) e Juju - Ig. Ev. Batista em Casa Amarela IEBCA


VERDE
Confiança, vigor, alimento, renovo, frutificação.



Textos bíblicos:
"Quanto a mim, porém, sou como a oliveira verdejante, na Casa de Deus." (Salmo 52:8)
"Na velhice darão ainda frutos, serão cheios de seiva e de verdor." (Salmo 92:14)
"E a todos os animais da terra, e a todas as aves dos céus, e a todos os répteis da terra, em que há fôlego de vida, toda erva verde lhes será para mantimento." (Gênesis 1:30)
"Ele é viçoso perante o sol, e os seus renovos irrompem no seu jardim" (Jó 8:16)
"Ó Efraim, que tenho eu com os ídolos? Eu te ouvirei e cuidarei de ti; sou como o cipreste verde; de mim procede o teu fruto." (Oséias 14:8)

Foto: Valesca (Batzion)

Foto: Maria Laura (Batzion)


Foto: Débora (Batzion)


AMARELO

Glória de Deus. Em referência ao óleo: celebração, alegria, unção e cura.



Textos bíblicos:
"Olhei, e eis que um vento tempestuoso vinha do Norte, e uma grande nuvem, com fogo a revolver-se, e resplendor ao redor dela, e no meio disto, uma coisa como metal brilhante que saía do meio do fogo." (Ezequiel 1:4)
"Vi-a como metal brilhante, como fogo ao redor dela, desde os seus lombos e daí para cima; e desde os seus lombos e daí para baixo, vi-a como fogo e um resplendor ao redor dela." (Ezequiel 1:27)
"Porém tu exaltas o meu poder como o do boi selvagem; derramas sobre mim o óleo fresco." (Salmo 92:10)
"Amas a justiça e odeias a iniquidade, por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo de alegria, como a nenhum dos teus companheiros." (Salmo 45:7)
"Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor." (Tiago 5:14)
"Expeliam muitos demônios e curavam numerosos enfermos, ungindo-os com óleo." (Marcos 6:13)
"Prossegui e lhe perguntei: que são as duas oliveiras à direita e à esquerda do candelabro? Tornando a falar-lhe, perguntei: que as aqueles dois raminhos de oliveira que estão junto aos dois tubos de ouro, que vertem de si azeite dourado? Ele me respondeu: Não sabes que é isto? Eu disse: não, meu senhor. Então ele disse: São os dois ungidos, que assistem junto ao Senhor de toda a terra." (Zacarias 4:11-14)




VERMELHO / ESCARLATE / CARMESIM
É a cor do sangue e lembra sacrifício. Essa cor se refere à obra redentora de Cristo ao oferecer sua vida em sacrifício derramando seu sangue pelos pecados de todos nós. Representa o sacrifíco de Jesus.
Expiação, pecado, vida, sangue, purificação dos pecados.



Textos bíblicos:
"Porque a vida da carne está no sangue. Eu vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pela vossa alma, porquanto é o sangue que fará expiação em virtude da vida." (Levítico 17:11)
"Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã." (Isaías 1:18)
"Carne, porém, com a sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis." (Gênesis 9:4)
"Despojando-o das vestes, cobriram-no com um manto escarlate." (Mateus 27:28)
"Levantando-se de madrugada, em saindo o sol sobre as águas, viram os moabitas defronte deles as águas vermelhas como sangue." (II Reis 3:22)
"Por que está vermelho o traje, e as tuas vestes, como as daquele que pisa uvas no lagar?" (Isaías 63:2)
"Com efeito, quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e, sem derramamento de sangue, não há remissão." (Hebreus 9:22)


ROSA

 Vaneska, 1ª Igreja Batista do Recife

 Florescimento; quando um lugar seco se torna fértil; alegria.

"O deserto e o lugar solitário se alegrarão disto; e o ermo exultará e florescerá como a rosa." Isaías 35:1

A cor rosa é a mistura da cor vermelha com a cor branca. Misturando-se os significados dessas cores, temos santificação através da salvação, e salvação produzindo santificação.

Cinthya, Batzion

VINHO
Bênção de Deus



Textos bíblicos:
"Ela pois, não soube que eu é que lhe dei o trigo, e o vinho, e o óleo, e lhe multipliquei a prata e o ouro, que eles usaram para Baal. Portanto, tornar-me-ei, e reterei, a seu tempo, o meu trigo e o meu vinho, e arrebatarei a minha lã e o meu linho, que lhe deviam cobrir a nudez." (Oséias 2:8-9)



ROXO / PÚRPURA
Realeza, majestade, riqueza e autoridade.



Textos bíblicos:
"O peso das argolas de ouro que pediu foram mil e setecentos siclos de ouro (afora os ornamentos em forma de meia-lua, as arrecadas e as vestes de púrpura que traziam os reis dos midianitas, e afora os ornamentos que os camelos traziam ao pescoço." (Juízes 8:26)
"Fez-lhe as colunas de prata, a espalda de ouro, o assento de púrpura, e tudo interiormente ornado com amor pelas filhas de Jerusalém." (Cantares 3:10)
"O rei ordenou, em voz alta, que se introduzissem os encantadores, os caldeus e os feiticeiros; falou o rei e disse aos sábios da Babilônia: Qualquer que ler esta escritura e me declarar a sua interpretação será vestido de púrpura, trará uma cadeia de ouro ao pescoço e será o terceiro no meu reino." (Daniel 5:7)
"Ora, havia certo homem rico que se vestia de púrpura e de linho finíssimo e que, todos os dias, se regalava esplendidamente." (Lucas 16:19)


 Foto: Débora (Batzion)

 Foto: Cinthya (Batzion)

LARANJA
É usado em referência ao fogo = juizo, provação, Espírito Santo.
Louvor.

Foto: Adriana e Cinthya (Batzion)

Textos bíblicos:
"Manifesta se tornará a obra de cada um, pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará." (I Coríntios 3:13)
"E a vós outros, que sois atribulados, alívio juntamente conosco, quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder, em chama de fogo, tomando vingança contra os que não conhecem a Deus e contra os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus." (II Tessalonicenses 1:7-8)
"Pelo contrário, certa expectação horrível de juízo e fogo vingador prestes a consumir os adversários." (Hebreus 10:27)
"Do nascimento do sol até o ocaso, louvado seja o nome do Senhor." (Salmo 113:3)



PRETO / NEGRO
Submissão, ausência da minha vontade, pecado, luto, humilhação e lamentação, esconderijo, sombra das asas de Deus.



Textos bíblicos:
"Mas, agora, escureceu-se-lhes o aspecto mais do que a fuligem; não são conhecidos nas ruas; a sua pele se lhes pegou aos ossos, secou-se como uma madeira." (Lamentações 4:8)
"Vós dizeis: Inútil é servir a Deus; que nos aproveitou termos cuidado em guardar os seus preceitos e em andar de luto diante do Senhor dos Exércitos?" (Malaquias 3:14)
"Guarda-me como a menina dos olhos, esconde-me à sombra das tuas asas." (Salmo 17:8)
"Das trevas fez um manto em que se ocultou; escuridade de águas e espessas nuvens dos céus eram o seu pavilhão." (Salmo 18:11)
"E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, reprovai-as." (Efésios 5:11)
"Nuvens e escuridão o rodeiam, justiça e juízo são a base do seu trono." (Salmo 97:2)
"Quando abriu o terceiro selo, ouvi o terceiro ser vivente dizendo: Vem! Então, vi, e eis um cavalo preto e o seu cavaleiro com uma balança na mão." (Apocalipse 6:5)




DOURADO
Divindade, realeza, refinamento. O ouro sempre está relacionado à divindade, à natureza divina, para a glória de Deus.



Textos bíblicos:
"E os candeeiros com as suas lâmpadas de ouro puro, para as ascenderem, segundo o costume, perante o Santo dos Santos. As flores, as lâmpadas e as tenazes eram do mais fino ouro, como também as espevitadeiras, as bacias, as taças e os incensários, de ouro finíssimo; quanto à entrada da casa, as suas portas de dentro do Santo dos Santos e as portas do Santo Lugar do templo eram de ouro." (II Crônicas 4:20-22)
"Fez mais o rei um grande trono de marfim e o cobriu de ouro puro. O trono tinha seis degraus e um estrado de ouro a ele pegado; de ambos os lados, tinha braços junto ao assento e dois leões junto aos braços. Também doze leões estavam ali sobre os seis degraus, um em cada extremo destes. Nunca se fizera obra semelhante em nenhum dos reinos." (II Crônicas, 9:17-20)
"Ao redor do trono, há também vinte e quatro tronos, e assentados neles, vinte e quatro anciãos vestidos de branco, em cujas cabeças estão coroas de ouro." (Apocalipse 4:4)
"Mas ele sabe o meu caminho. Se ele me provasse, sairia eu como o ouro." (Jó 23:10)
"Para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo," (I Pedro 1:7)


Foto: Débora (Batzion)


PRATA
Esse metal precioso relaciona-se com a redenção, com a expiação, com o valor do resgate e com Deus, o Filho, pureza

Ministério Batzion na Igreja Evangélica Assembléia de Deus Vitória em Cristo - Recife-PE

"Qualquer que entrar no arrolamento, de vinte anos para cima, dará a oferta [de resgate] ao Senhor." (Êxodo 30:14 - entre colchetes é meu destaque, vide versos 11 a 16).
"As palavras do Senhor são palavras puras, prata refinada em cadinho de barro, depurada sete vezes." (Salmo 12:6)
"Então, o Senhor me disse: arroja isso ao oleiro, esse magnífico preço em que fui avaliado por eles. Tomei as trinta moedas de prata e as arrojei ao oleiro, na Casa do Senhor." (Zacarias 11:13)


CINZA / MARROM
Arrependimento, humilhação.



Texto bíblico:
"Em todas as províncias aonde chegava a palavra do rei e a sua lei, havia entre os judeus grande uto, com jejum, e choro, e lamentação; e muitos se deitavam em pano de saco e em cinza." (Ester 4:3)

Débora (Batzion)



Lembrando que algumas das cores na verdade representam materiais, mas que nós podemos traduzir como cores, devido à sua cor original.


Espere! Você gostou da postagem? Então dê uma olhada no material feito por mim que está disponível para você e seu ministério!


Espere! Você gostou da postagem? Então dê uma olhada no material feito por mim que está disponível para você e seu ministério!




Clube de Autores     -     AgBook





Clube de Autores     -     Loja Dança Cristã     -     Livraria Saraiva     -     Submarino















Clube de Autores     -     Loja Dança Cristã     -     Livraria Cultura     -     Submarino

Comentários

  1. Débora, graça e paz amada, adorei seu blog e este tema bacana que fala sobre vestes, que Deus continue te abençoando e te dando sabedoria para postar novos temas para nós...visite meu blog www.jide.zip.net

    ResponderExcluir
  2. ola graça e paz!!!!!!!!!

    eu amei o blog...

    ResponderExcluir
  3. Débora, Graça e Paz, muito legal seu blog, que Deus continue e abençoando muito e que tudo que você fizer continue fazendo sempre o melhor para Deus assim como você fez esse blog tão abençoado.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada a todos pelas palavras, e Graças a Deus, este blog tem abençoado a tantos. Glórias somente a Ele. Que Deus continue abençoando vocês e os ministérios de vocês!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho um Dom ver Luz...
    A sete cores queria saber mais sobre isso....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Adereços para Dançar

Tipos de Dança na Igreja